Retorno às aulas presenciais segue optativa em Bebedouro

Presença só será obrigatória após controle da pandemia

A Prefeitura de Bebedouro atualizou o plano seguro de retorno às aulas de acordo com a atual realidade da pandemia no país. Com o aumento dos casos e a retomada para a fase vermelha do Plano São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação adiou o retorno obrigatório para a sala de aula, que só acontecerá para a educação infantil II e ensino fundamental na fase amarela – ainda sem data para

acontecer. Para as crianças da educação infantil I, de 0 a 3 anos, a presença será obrigatória somente a partir da fase verde do Plano São Paulo. Até lá, a presença segue uma escolha pessoal de cada família.

Conforme anunciado em janeiro, os gestores pedagógicos estão atentos e acompanharam a evolução da pandemia da Covid-19. “O Brasil vive um momento delicado. As vacinas estão chegando, mas ainda é muito cedo para baixar a guarda. Criamos um ambiente seguro dentro da escola, com muito álcool gel, máscaras, termômetros, tapetes sanitizantes, distanciamento, sabão e água, mas atualizamos o retorno na fase 02 como opcional para manter nossas crianças e suas famílias seguras”, esclarece o secretário da pasta, Hélio Souza.

No plano anterior, o retorno obrigatório estava previsto para o dia 08 de março, data em que se esperava estar na fase amarela. “O cenário não se concretizou. Agora, voltamos para a fase vermelha e seguimos com protocolos mais rígidos, inclusive na fase laranja”, completa Souza.

Ensino híbrido - Na primeira fase a criança frequentará a escola uma vez por semana. As segundas-feiras serão destinadas para o planejamento dos professores; as terças-feiras para as turmas da letra A, as quartas para as turmas B, as quintas para as C e as sextas-feiras para as D, respeitando o limite de até 25% da capacidade.

Enquanto não estão na escola, os pais auxiliam os estudantes nas tarefas escolares através do Classroom, um sistema de gerenciamento de conteúdo para salas de aulas.

Confira como será o retorno presencial:

1ª Fase – 18 de fevereiro (retorno opcional)
•25% ensino fundamental (EMEB e EMEF)

2ª Fase – 09 de março (retorno opcional)
•25% educação infantil (EMEI)
•25% ensino fundamental (EMEB e EMEF)

3ª Fase – 23 de março (retorno opcional ou obrigatório, dependendo da fase do Plano São Paulo)
•50% educação infantil (EMEI)
•50% educação infantil (CEMEI)
•50% ensino fundamental

4ª Fase – 06 de abril (retorno opcional ou obrigatório, dependendo da fase do Plano São Paulo)
•50% educação infantil (EMEI)