Bebedouro estuda últimos detalhes para implantar nova jornada do professor

Ação vem sendo estruturada desde 2019; medida amplia tempo para docente preparar aulas

O prefeito Lucas Seren deu andamento em uma de suas prioridades na área educacional. A adequação da jornada de trabalho do professor vem sendo discutida com o secretário da pasta desde o início de janeiro. Em reunião online na sexta-feira (19), as autoridades discutiram pontos importantes do projeto de lei, que deve ser encaminhado para votação na Câmara Municipal no próximo mês.

"Meu primeiro pedido ao secretário foi a implantação de 1/3 da jornada reservada para atividades extraclasse. Sou professor e entendo a necessidade deste tempo para planejar as aulas, se preparar, corrigir trabalhos. Tenho certeza que o tempo extra melhorará muito a qualidade da educação em Bebedouro", diz Seren, que completa: "esse projeto também foi possível graças ao governo Fernando Galvão, que estruturou nossa rede para que hoje essa realidade fosse possível".

O secretário de Educação, Hélio Souza, esclarece que o projeto já está em fase final. "Quando assumi a Semeb reuni a equipe para iniciarmos as discussões e análise técnica das adequações necessárias. Há compreensão desta necessidade para melhorarmos as condições de trabalho do nosso professor e, consequentemente, a qualidade da nossa educação municipal".

Após a implantação, as tarefas de sala de aula vão ocupar dois terços da jornada de um professor, ou seja, os docentes terão cerca de 10 horas por semana para preparar as aulas, trabalhos, participar de formações e demais atividades extraclasse.

Plano de Carreira – Os professores não serão únicos beneficiados pela prefeitura. Em um outro projeto, os demais servidores públicos serão acolhidos em um novo Plano de Cargos e Salários, que deve ser aprovado já nos próximos meses. A prefeitura continua em negociação com o Sindicato dos Servidores Públicos de Bebedouro.