Projeto “Pedrinho” orienta sobre os riscos do diabetes na infância

Projeto “Pedrinho” orienta sobre os riscos do diabetes na infância

Treinamentos continuam nos próximos dias 

Os professores da rede municipal vão passar por uma série de cursos para conhecer o projeto piloto “Pedrinho”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os alunos do curso de Enfermagem do Unifafibe. Os especialistas discutiram como levantar o número de crianças portadoras do diabetes tipo 1 nas escolas. O encontro aconteceu na segunda-feira (30), na Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro (SEMEB).

O projeto será acompanhado de perto pela Central de Alimentação e a ESF Dr. Moacyr Caldeira. “Os educadores estão sendo treinados para identificar os sintomas nas crianças. Quanto mais cedo a doença for descoberta e tratada melhor. A participação família-escola na prevenção da doença também faz toda a diferença”, alerta a enfermeira Jéssica Camargo.

Ao identificar os sinais mais leves, os educadores devem comunicar os pais e orientá-los a procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a ESF mais próxima. Já nos sintomas mais graves deve-se comunicar os pais e o serviço de resgate do município.

Sinais de alerta - Os educadores devem ficar atentos aos sintomas do diabetes, como a sede intensa, urina excessiva, fome em excesso, visão turva e perda de peso. Já na hipoglicemia a criança apresenta fome excessiva, palidez, fraqueza, ansiedade, taquicardia, suor intenso, raciocínio lento e sonolência. Nas formas mais graves a pessoa também apresenta dificuldade em falar, inconsciência e até o coma quando não tratado com urgência.


Imprimir   Email
Facebook TwitterLinkedin