Prefeitura de Bebedouro realiza palestra de abertura do ano letivo

Prefeitura de Bebedouro realiza palestra de abertura do ano letivo

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEB), realizou na quinta-feira (06/03) a palestra de abertura do ano letivo de 2025, para os professores da Rede Municipal de Ensino. O evento, que marcou o início das atividades escolares, trouxe como tema central a inclusão e o papel das oportunidades na vida de pessoas com deficiência.

A palestra foi ministrada por Marcos Petry, Mestre em Intervenções Psicopedagógicas e pós-graduado em Transtorno do Espectro Autista, e Arlete Boing Petry. Sob o tema "A deficiência não impõe tantos limites quanto a falta de oportunidades", Marcos compartilhou sua vivência enquanto pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista), abordando os desafios e a importância da inclusão na sociedade.

Durante a programação, o Educandário Santo Antônio abrilhantou o evento com uma apresentação musical. Com 67 anos de história, a instituição tem um papel fundamental na assistência a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo oficinas educativas e culturais. Os professores da Rede Municipal se reuniram para o Planejamento Anual, garantindo um momento dedicado à organização da rotina escolar e definição de metas educacionais. Conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), essa etapa permite que educadores e gestores alinhem estratégias para melhorar a qualidade da educação.

Além disso, a Prefeitura e a SEMEB destacaram a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Alfabetiza Juntos SP, reforçando o compromisso com o ensino de qualidade.

A Secretaria Municipal de Educação também aproveitou a ocasião para homenagear escolas que se destacaram na Avaliação de Fluência Leitora 2024, aplicada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

O prefeito Lucas Seren, o vice-prefeito, Paulo Bianchini e a Secretária Angelica Lainetti, entregaram placas e certificados de reconhecimento, EMEF Augusto Vieira – Gestoras: Solange Aparecida Tatavitto, Gabriela Beatriz Rodrigues e Glaucia Maria Albino, EMEB Efigênia Colosio Denardi Cardoso – Gestoras: Elaine Sampaio, Lara Kassia Ribeiro Sanchez e Elenice Fávero.

A Avaliação de Fluência Leitora verifica o desempenho dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, avaliando a precisão, velocidade e expressividade da leitura. A meta do governo estadual é que 90% das crianças alcancem um nível adequado de leitura até o final do ano letivo, garantindo um avanço significativo na alfabetização.




Imprimir
Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech